A composição básica da tinta látex

Um galão de tinta recém-misturada na cor perfeita escolhida pode ser uma coisa linda. Abra a tampa com o abridor de latas, gire a tinta com o bastão de madeira e observe a tinta escorregar do bastão. Sedosa, rica e impregnada de cores vibrantes, a tinta parece ser uma substância homogênea.

tinta emborrachada para pisos

Mas deixe essa mesma tinta repousar nove meses na cave e ela conta uma história diferente, revelando a sua verdadeira estrutura. No topo está um líquido que se torna transparente e não tem nenhuma semelhança com o ponto colorido representativo na tampa. Pressione o bastão até o fundo e você descobrirá uma massa sólida espessa e quase impenetrável.

A tinta látex , a tinta mais utilizada em residências por proprietários do tipo “faça você mesmo”, é composta por sólidos e líquidos. Todas as especificações de tinta indicam quanto da tinta é sólida ou líquida. Por exemplo, em um galão de tinta lisa, 57% do peso pode ser dedicado a sólidos. Para tintas do outro lado do espectro de brilho – semi brilhante – o peso dos sólidos pode cair para cerca de 51 por cento. Já é evidente como a composição da tinta se aplica diretamente às suas próprias paredes. Se você já se perguntou por que a tinta lisa ou fosca tem textura calcária, é por isso: mais sólidos.